Feitos de Estrelas

Minha foto
Lauro Müller, SC, Brazil
FEITOS DE ESTRELAS

domingo, 15 de dezembro de 2013

Os Intervalos

(16/12/2013)

A cada ano que passa sinto que eu fico cada vez 
mais parecido com o meu pai. E desta vez, em algo
bem interessante, apesar de eu ainda não ter
adquirido isso por completo.

Sempre em um debate, ou uma discussão, ou uma 
troca simples de opinião, ou até mesmo na hora de 
dar um sermão, antes do meu pai soltar o verbo, 
ele para, pensa, reflete, abaixa a cabeça, olha pra 
mesa... pra só depois falar. 
É como se ele estive organizando as palavras 
certas, buscando e deixando as palavras e as 
ideias de uma maneira mais compreensível possível.

Mas talvez não seja só isso.

Talvez ele pense muito bem no que vai falar pra não
sair alguma besteira que venha a machucar ou ofender 
alguém. Ou quem sabe ele conta até dez pra não 
perder a paciência. Ou talvez ele pense em tudo 
isso ao mesmo tempo!
Bom, eu não sei ao certo. Seja qual for o 
motivo, acho isso muito positivo e curioso.

Nesses intervalos de pensamento entre o "ouvir" e
o "falar" ele sempre demora mais que o comum. 
Mas sempre fala. 
E talvez por isso ele se sai muito bem, em todas
as conversas.

Acho que uma das características mais importantes 
de uma pessoa que saiba dialogar seja exatamente isso.

Os intervalos.

Certa vez, quando criança, eu estava na sala 
com o meu irmão quando começou uma 
discussão na cozinha, e meu pai estava no
meio. 
Houve um intervalo de silencio e a gente já 
sabia o que viria a seguir. 

“Eu gosto quando o pai fala", meu irmão disse.

E das minhas memórias da infância, essa talvez 
seja uma que eu não vou esquecer.


Que os meus intervalos sejam cada vez maiores, 
independentemente do tipo de conversa.


...


Ramom Martins de Medeiros

Um comentário:

  1. “Eu gosto quando o pai fala" Rsrsrs

    Gostei, Bob. Muito bom! Se as pessoas soubessem a importancia desses intervalos, muitos corações deixaria de ser partidos por palavras mal articuladas.
    Que tenhamos muitos intervalos então.

    Beijão!

    ResponderExcluir